Membros BRAZLIPO se reúnem em São Paulo para discutir registro de casos
No dia 9 de março de 2024, São Paulo foi palco do primeiro encontro BRAZLIPO 2024, que reuniu profissionais da saúde de todo o Brasil, dedicados ao estudo e ao acompanhamento de pacientes com lipodistrofia. O objetivo principal foi debater estratégias para direcionar e sistematizar o registro de casos dessa condição no país.
A discussão foi moderada por Renan Montenegro Júnior, coordenador do BRAZLIPO, juntamente com os demais membros do comitê gestor do grupo, Dr. Josivan Gomes e Dra Cynthia Valerio, abordando os aspectos éticos envolvidos e a plataforma de registros desenvolvida. Entre os tópicos abordados destacaram-se:
Definição de critérios para registro: os participantes debateram sobre os aspectos a serem considerados para o registro de casos de lipodistrofias, com foco nos aspectos clínicos, epidemiológicos e genéticos.
Aspectos Éticos e Legais: Incluiu a discussão sobre a importância da garantia da proteção dos dados e dos direitos dos pacientes, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – LGPD).
Cadastro e acesso à Plataforma de Registro: foram apresentadas as funcionalidades da plataforma desenvolvida para facilitar o processo de coleta e análise dos dados, a fim garantir uma padronização e precisão dessas informações..
O encontro foi marcado pela troca de experiências e pelo compromisso dos participantes em contribuir para o avanço do conhecimento e o aprimoramento do cuidado às pessoas com lipodistrofia.